4.10.09

Refletindo sobre a humildade (quella vera)

"Cada um não é para si, cada um é para o outro, e ser totalmente para o outro, como se diz de Cristo, é esvaziar-se. Na medida em que eu me esvazio do meu egocentrismo e do super-ego, torno-me e encontro o meu eu (ego) mais profundo. Esta humildade, em vez de me despersonalizar faz-me encontrar quem sou, é vir ao meu eu mais profundo, deitando abaixo as imensas capas de aparências e de falsos egos que me dão seguranças exteriores. Então a humildade está no exercício de passar dos falsos eus ao verdadeiro Eu."

"Quem ama esvazia-se do seu ego para se sintonizar com o ego do outro. Isto é uma exigência do amor, do bem, e esta é que é a humildade no sentido positivo, o esvaziar-me do meu eu para me pôr ao nível dos filhos e os compreender, para me pôr ao nível da pessoa amada e comunicar com ela."

"Humildade vem de húmus, terra fértil, que não é nada mas pode ser tudo."

"A humildade mal entendida, como as falsas humildades ou as aparências de humildade, é mentira. "Faz-te muito pequenino", "coitadinho de mim, não valho nada", "não contem comigo, que eu não sou capaz", isto não é humildade, é fishing for compliments, à procura que os outros digam: "Não, tu até és bom!", ficando à espera de umas palmadas nas costas. É mentira! E a humildade é caminhar na verdade."

"Ab negare é negar o egocentrismo. Sublinhemos, não é negar o ego, é negar o egocentrismo."

"Humildade é a virtude que corrige a tentação natural do orgulho e da soberba. A consciência do próprio valor não é má, só o é quando se desvirtua. E é normal e bom que eu queira cada vez mais ser eu próprio, mais realizado. Agora, se isso não é feito como um caminho de verdade, então já não é a afirmação correcta de si, é afirmar-se à custa dos outros, é a prepotência sobre os outros, é a soberba e a falta de humildade, é o fazer-me mais do que sou. Mas também é falta de humildade o fazer-me menos do que sou. São as falsas humildades."

"Para sermos humildes necessitamos de um conjunto de valores que nos dão fortaleza interior, porque a sociedade nos impõe modelos falsos e caímos na tentação de correr atrás desses modelos numa atitude de competição. Mas se eu estou seguro dos meus valores, saberei corrigir-me quando começo a deixar-me dominar por esse mundo das aparências, que depois se vira contra mim."

"Devemos ter o desejo de ser cada vez mais humildes, isto é, verdadeiros. Perceber que há uma grande distância e uma grande caminhada a fazer, é uma proposta ideal da qual devemos aproximar-nos cada vez mais, pela qual vale a pena lutar. Entender a humildade como sinônimo da verdade. Santa Teresa de Ávila disse que a humildade era viver em verdade. Esse é o dinamismo da humildade, ser cada vez mais verdadeiro consigo próprio, com os outros e com o mundo."


De Vasco Magalhães

Nenhum comentário: