22.10.08

A História das Coisas - Veja o vídeo e tire suas conclusões

Há os que não pensam no assunto. Há os que dizem que um sistema diferente do que temos é utopia (governos, inclusive, dizem isso com todas as letras). Há os preguiçosos que preferem deixar como está, porque assim não precisam fazer nada. Há os que simplesmente não sabem disso. Há os que ainda são jovens demais e já se acostumaram a pensar que é assim e que isso é natural, que o maior sonho que se possa ter é aquele que se pode consumir, comprar.
Mas também há os que pensam de modo diferente, estudam e lutam pelas mudanças. Não são visionários, excêntricos, naturebas, bicho-grilos, sonhadores ou lanáticos. São pessoas inteligentes, cuja visão não se limita à própria existência, mas pensam no planeta, na sua descendência, no futuro que virá se o homem permitir.
Claro que comprar dá prazer, mas será que não podemos pensar um pouco antes de fazê-lo? Será que estamos tão anestesiados que não conseguimos mais pensar sobre a real necessidade ou mesmo o prazer de uma compra?
Entra tudo no automático: está na moda, eu compro; estou triste, eu compro; meu relacionamento amoroso é uma droga ou não existe, eu compro; dedico pouco tempo ao meu filho, eu compro; meus sonhos, eu compro, enfim, comprar virou uma espécie de remédio para tudo e a gente já perdeu a noção de que isso, em vez de cura é a própria doença.
Então, se você por acaso caiu aqui, veja o vídeo, divulgue-o, mas, principalmente, repense o seu consumismo, a sua atitude, a sua responsabilidade.
Pense em como pode pressionar os políticos, as empresas, a sociedade. Sem esse papo de que O SISTEMA é muito maior que nós. Isso será verdade até quando nós quisermos. Nós, indivíduos, unidos a outros indivíduos que queiram a mesma mudança, seremos tão forte quanto for a nossa determinação. Por que não nos organizamos? Hoje temos a internet, os blogs, os sites. Isso nos dá mais poder.
Sei que a mudança total é praticamente impensável, mas qualquer pequena melhora já será melhor do que respirar um ar pesado e sujo, comer uma fruta linda e tóxica, viver em cidades sem verde (por que não tenta mudar isso na sua rua?), poluir o ar com toxinas formadas a partir do nosso lixo não reciclado e, pior, quase sempre inútil.
Se você é carioca, vote no candidato mais antenado com esse pensamento.
Antes que alguém diga, não, esse post não tem o objetivo de fazer campanha para o Gabeira (embora eu faça, porque acredito nele e no que ele representa de novo e necessário), mas porque juntando 1+1, acho pertinente falar dele nesse post, pois há muitos anos ele trabalha pela causa verde, tem uma atitude totalmente nova e positiva diante da política, é inteligente e coerente, coisa rara na política brasileira e não só.
Mas o que eu gostaria mesmo é de pedir a quem, por acaso, passar por aqui é que lute pela maior liberdade que a gente pode ter, que é o poder de escolha. A gente sempre pode fazer as coisas porque os outros fazem, isso também é uma escolha, mas melhor seria fazer porque se informou, refletiu e escolheu.
Aqui o vídeo que você pode (e deveria, na minha opinião) divulgar. A escolha é sua.

Nenhum comentário: