26.4.09

Fases que a gente passa e ultrapassa

Denial is a defense mechanism postulated by Sigmund Freud, in which a person is faced with a fact that is too uncomfortable to accept and rejects it instead, insisting that it is not true despite what may be overwhelming evidence.

Quando alguém morre, ao descobrir uma doença ou diante de uma grande decepção a primeira coisa que fazemos, penso eu, é negar. É um mecanismo de defesa, um modo de ganhar tempo para assimilar aquilo de ruim que nos aconteceu.
Não sei se há um tempo depois do qual isso passa de normal a anormal ou se varia de pessoa para pessoa.
Recentemente, ao descobrir um problema de saúde, passei semanas acordando com o desejo de que tudo tivesse sido apenas um pesadelo. Durante alguns segundos pensava que nada daquilo tinha sido real, que eu havia apenas sonhado.
Em seguida vinha a certeza de que não tinha sido um sonho e uma tristeza imensa tomava conta de mim. Por que? Por que eu? Por que agora? Mil por ques.

Um dia, ao fazer uma ligação e ouvir uma voz conhecida, tive um choque tamanho que simplesmente não acreditei. Por alguns minutos pensei que estava ficando maluca, sem saber se tinha mesmo ouvido aquela voz. Precisei ligar uma segunda vez para acreditar, para ter certeza.
Depois fui tomar banho e deixei a água cair sobre mim, para limpar meus pensamentos, meu corpo, minha alma. Chorei de um modo tão profundo, como se tivessem arrancando o meu coração. Foi uma coisa tão estranha. Eu não acreditava e ao mesmo tempo sabia que era real. Acho que nunca vou esquecer esse choro.
Água que vinha de fora, com água que brotava de dentro. Uma espécie de lavagem do Bomfim, para deixar tudo limpo, claro, sem dúvidas, sem negação.
Quando se supera essa fase, as coisas começam a tomar os seus lugares, a gente vai encontrando os mecanismos para lidar com o problema e, lá na frente, acha ou a vida se encarrega de mostrar a solução.
No que diz respeito à saúde é mais difícil, especialmente em função do medo que fica girando em torno, esperando qualquer brecha ou vulnerabilidade para se instalar.
Esse tem sido o meu maior inimigo.

Nenhum comentário: