1.5.09

Osho

"Se alguém lhe diz que você é desonesto, você imediatamente se defende. Por que? Porque tem medo e o medo é defensivo. Você está preocupado com isso e reage, porque sabe que é desonesto.
A verdade machuca muito, porque a ferida está presente. Você sabe que é desonesto, e se alguém lhe diz isso, você não pode rir, torna-se sério, tem de se defender.
De outro modo, o fato será conhecido. Você precisa lutar. Senão o fato será conhecido, todos começarão a pensar que você é desonesto.
E se as pessoas souberem que você é desonesto, então será difícil continuar a sê-lo, pois só quando as pessoas acreditam que você é honesto é que você pode continuar sendo desonesto.
Isso é matemático. Só quando as pessoas acreditam que você é um homem verdadeiro é que você pode mentir. Se todos souberem que você é mentiroso, tudo estará terminado. Como poderá mentir? Mesmo para mentir é necessário que as pessoas tenham uma espécie de confiança em você. Você só pode ser um ladrão se as pessoas acreditarem que é um santo, porque assim elas não se protegerão de você".




O texto acima foi extraído de um livro muito interessante que estou lendo, chamado Nem água, nem Lua. São histórias zen tiradas das palestras de Osho.
Vocês devem achar que sou monotemática e falo quase sempre dos mesmos temas: amor, mentira, saudade, reflexões. Mas esse é o meu "diário" (ou semanário)e escrevo sobre as coisas que me afligem, interessam, impressionam, alegram, entristecem ou simplesmente sobre aquilo que eu gostaria que fosse, do jeito que eu gostaria que fosse, exatamente como eu sonhei e desejei que fosse.

Nenhum comentário: